quarta-feira, 30 de abril de 2014

Panini já errou mais de 30 jogadores convocados para a Seleção Brasileira em copas do mundo desde 1970

A convocação da Seleção Brasileira para a Copa de Mundo de 2014 será anunciada no dia 7 de maio. Quais jogadores chamados pelo técnico Luiz Felipe Scolari vão defender o Brasil em casa? Desde o Mundial de 1970, o álbum oficial de figurinhas da competição tenta se antecipar aos treinadores brasileiros. De 1970 a 2010, 33 erros já foram cometidos, vezes por gafes, vezes por lesões de última hora.
Dirceu Lopes (Cruzeiro, 1970), Carlos Alberto Torres (Santos, 1974), Paulo César Caju (Botafogo, 1978), Zé Sérgio (São Paulo, 1982), Toninho Cerezo (Roma-ITA, 1986), Evair (Palmeiras, 1994), Romário (Flamengo, 1998), Antônio Carlos (Roma-ITA, 2002), Renato (Sevilha-ESP, 2006) e Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA, 2010) foram alguns dos jogadores "convocados" pelo álbum, mas que acabaram fora da Copa (veja a lista completa abaixo). O Mundial de 1990 foi o único que o álbum acertou em cheio todos os nomes.

A editora italiana Panini Comics, responsável pela confecção dos álbuns da Copa do Mundo desde a edição de 1970 - mas que começou a operar no Brasil somente a partir do Mundial de 1990, tem uma explicação para os equívocos.
- A produção do álbum é um longo processo que se inicia com mais de um ano de antecedência ao lançamento. Com padrão de qualidade e conteúdo reconhecidos mundialmente, a Panini desenvolve um intenso trabalho na definição da relação dos jogadores que integram o álbum e no conteúdo das seleções nacionais - declarou a empresa, por meio da assessoria de imprensa.
- Para esse desafio, a empresa mantém uma equipe com grande conhecimento na análise e processamento das informações e performances dos jogadores, bem como suas chances de escalação, contando com um know-how desenvolvido ao longo de 52 anos de experiência no mercado de colecionáveis sobre futebol, em parceria com os principais clubes do mundo e seleções nacionais - complementou.
Mas como fica a cabeça do jogador que é "convocado" pelo álbum, mas que acaba fora do Mundial? O zagueiro Antônio Carlos Zago, ex-Corinthians, São Paulo e Palmeiras, viveu a frustração em 2002. Na época, o defensor era um dos destaques da Roma (ITA). Poucos acreditavam que ele ficaria fora do torneio.

- Em 2001, estive em amistosos e jogos pelas eliminatórias sob o comando do Luxemburgo, então técnico da Seleção. Fui convocado praticamente para todos os jogos. Depois, o Luiz Felipe Scolari assumiu e logo fui chamado para o jogo contra o Uruguai (derrota por 1 a 0, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002). Ele (Felipão) me disse que iria manter o grupo para futuras convocações, mas nunca mais fui chamado - lembra o ex-zagueiro, hoje auxiliar-técnico do Shakhtar Donetsk (UCR).

- Não sei se parei de ser convocado pelo Felipão porque pedi dispensa da Copa América na Colômbia, em 2001. Mas pedi dispensa porque meu pai estava com câncer, tanto é que ele veio a falecer dois meses depois. Enfim, não sei realmente o que aconteceu. Entre todos os zagueiros que jogavam naquele momento, eu era aquele que estava em melhor forma. Todos me davam como certo na Copa de 2002, até os álbuns de figurinhas, mas não aconteceu - complementou Zago, que perdeu a disputa para Lúcio, Roque Júnior, Edmílson e Anderson Polga.

Para a Copa do Mundo de 2014, o álbum convocou 17 jogadores: Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Marcelo, Daniel Alves, Ramires, Paulinho, Luiz Gustavo, Hernanes, Oscar, Bernard, Willian, Robinho, Neymar, Hulk e Fred. Alguém vai ficar fora?

1970 - Dirceu Lopes

1974 - Fêlix, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo (convocado/cortado por lesão), Carbone e Palhinha

1978 - Zé Maria (convocado/cortado por lesão), Luis Pereira, Paulo Cesar Caju e Raul

1982 - Zé Sérgio

1986 - Leandro (convocado/cortado por indisciplina), Mozer (convocado/cortado por lesão), Toninho Cerezo (convocado/cortado por lesão), Renato Gaúcho (convocado/pediu para ser cortado) e Éder

1990 - Ninguém

1994 - Ricardo Gomes (convocado/cortado por lesão), Palhinha e Evair

1998 - Zé Maria, Flávio Conceição (convocado/cortado por lesão), Mauro Silva (convocado/cortado por lesão) e Romário (convocado/cortado por lesão)

2002 - Antonio Carlos, Zé Roberto, Mauro Silva e Emerson (convocado/cortado por lesão)

2006 - Roque Júnior, Júlio Baptista e Renato

2010 - Adriano, André Santos e Ronaldinho Gaúcho

fonte: Lancenet

domingo, 27 de abril de 2014

"A Luz Que Acende o Olhar" – Deborah Blando

A luz que acende o olhar 
Vem das estrelas no meu coração 
Vem de uma força que me fez assim 
Vem das palavras, lembranças e flores regadas em mim 

O tempo pode mudar 
A chuva lava o que já passou 
Resta somente o que eu já vivi 
Resta somente o que ainda sou 

A luz que acende o olhar 
Vem pelos cantos da imaginação 
Vem por caminhos que eu nunca passei 
Como se a vida soubesse de sonhos que eu nunca sonhei 

Vem do infinito, da estrela cadente 
Do espelho da alma 
Dos filhos da gente 
De algum lugar 
Só pra iluminar 

A força vem de onde eu venho 
De tudo que acende e a vida calada 
Me olha, e entende o que eu sou 
Tudo o que é maior 
Vem do amor, vem do amor 

A luz que acende o olhar 
Vem dos romances que viram poesia 
Vem quando quer, se quiser, se vier 
Vem pra acender e mostrar o amor que a gente não via 

Vem como um passe de pura magia 
Como se eu visse e jurasse que há tempo já te conhecia 

Vem do infinito, da estrela cadente 
Do espelho da alma 
Dos filhos da gente 
De algum lugar 
Só pra iluminar 

A força vem de onde eu venho 
De tudo que acende e a vida calada 
Me olha e entende o que eu sou 
Tudo que é maior 

Vem da luz que acende o olhar 
Vem das histórias que me adormeciam 
Vem do que a gente não consegue ver 
Vem e me acalma, me traz e me leva pra perto de você 
E me leva mais pra perto de você

terça-feira, 8 de abril de 2014

Marte ficará visível a olho nu nesta terça-feira, 8



O Planeta Marte estará muito mais brilhante neste mês de abril e poderá ser visto a olho nu em todo o País na noite de hoje, 8. Ele estará em oposição ao Sol, ou seja, cada um estará de um lado diferente da Terra.

As oposições ocorrem a cada dois anos, aproximadamente, quando Marte fica a uma distância mínima da Terra. O espaço entre os dois planetas na noite desta terça será 93 milhões de quilômetros.

O astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que as distâncias variam consideravelmente. “Como comparação, em 2003 houve outra aproximação e os dois planetas ficaram a 56 milhões de quilômetros de distância, por uma questão de conjugação de órbitas”.

O planeta vermelho vai aparecer ao Leste ao anoitecer. Vai cruzar o céu, próximo à Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, e vai se por no Oeste ao nascer do Sol.

Então, esta noite, olhando para cima, Marte será um ponto laranja.

Para os observadores do sistema solar, Barroso conta ainda que, olhando para o céu todos os dias por uma ou duas semanas, as pessoas vão notar as diferenças. “Marte vai aparecer praticamente com o mesmo brilho, mas irá mudando de posição em relação à estrela Espiga. Por ser um planeta que está mais perto da Terra, aparenta ter um deslocamento mais rápido”, explica o astrônomo.