Sabemos que no planeta há lugares que fazem frio ou até mesmo caem neve; outros apenas chove e a temperatura é mediana e com grande umidade; e em outros as temperaturas são elevadas o ano inteiro.
Mas como se explica isso?
O calor é causado pela incidência de luz, no caso natural, do Sol. No Brasil onde boa parte do se território encontrasse próximo ou atravessando a Linha do Equador, os raios solares incidem diretamente. Essa área é chamada de Zona Tropical/Intertropical que equivale aos paralelos 0º - 23º27' (do Equador até o Trópico de Capricórnio e Câncer), isso tanto vale para o hemisfério norte e sul.
A Zona Temperada do Norte e do Sul, vai da latitude 23º27' (onde estão localizados os Trópicos de Câncer - hemisfério norte, e de Capricórnio - sul) indo até a latitude 66º33', isso equivale também tanto pra norte quanto pra sul.
Lá os raios solares incidem de maneira inclinada e essa zona é um pouco menos aquecida e iluminada com relação a Tropical/Intertropical.
As áreas que têm temperaturas baixas; durante o inverno sofrem com o frio extremo abaixo de 0° C; e que tem queda de neve. Bem, essas zonas são chamadas de Zona Polar do Norte e Zona Polar do Sul. Nesses lugares os raios solares são bem mais inclinados do que na Zona Temperada e, com isso, mais fracos. Nesses lugares o frio é muito intenso e a predominância de neve e geleiras é bem maior.
A latitude que equivale a essas zonas polares são: ao norte, 66º33'N (Círculo Polar Ártico) até 90ºN (Polo Norte). Ao sul, vai de 66º33'S (Círculo Polar Antártico) à 90ºS (Polo Sul).
Nenhum comentário:
Postar um comentário