Com avanços nas ciências, interligação de outras nações e descobertas de novas terras, haveria uma necessidade de unificar a hora no mundo.
Em 1884, nos EUA, foi realizada a Conferência de Washington, onde foram estabelecidos critérios para a criação de fusos horários. Ficaram fixadas faixas terrestres, de um polo ao outro, com distâncias de 15º ( º lê-se: grau) cada, num total de 24 zonas (faixas) em todo o globo.
"Mas por que 24 faixas e 15º de distâncias entre elas?"Bem, essa escolha se deu pois a Terra, como qualquer outra esfera, possui uma medida de 360° e como a Terra demora 24 horas para fazer uma volta completa em torno de seu eixo (rotação), pegaram-se 360 (número de graus) e dividiram-se por 24 (número de horas).
360 / 24 = 15
Portanto, a cada 15º representa-se 1h e todos os pontos dentro dessa zona-horária têm a mesma hora e minuto.
Pelo fato da Terra girar de OESTE para LESTE, a esquerda (oeste) do marco 0° as horas diminuem e para a direita (leste) as horas aumentam.
Esse ponto 0º estabeleceu-se em Greenwich, na Inglaterra, num observatório de mesmo nome, ou seja, a sua direita os graus e as horas aumentam até o ponto 180º, que é a metade de 360º, e a sua esquerda acontece o inverso, as horas e graus diminuem gradativamente até o -180º.
Observatório de Greenwich |
Meridiano 0º em Greenwich |
- Coordenadas Geográficas
— LONGITUDE:
Cada grau de longitude, que têm como referência o Meridiano de Greenwich, é subdividido em 60 minutos, e estes a 60 segundos.
Longitude (meridianos) são linhas perpendiculares ao Equador que vão do Polo Norte ao Polo Sul, estes cruzam como os paralelos (latitudes), que iremos falar daqui a pouco. As longitudes possuem, todas elas, a mesma dimensão.
— LATITUDE:
São linhas paralelas ao Equador, a latitude 0º corresponde a linha do Equador, o ângulo 90º é o Polo Norte e o -90º o Polo Sul.
Determina-se em graus a distância que separa dois pontos:
Mesmo hemisfério subtrai uma longitude pela outra.
Hemisférios diferentes as longitudes são somadas.
L + O L - L
O + L O - L
Divide-se o resultado por 15 para transformar a distância em graus num número de fusos (horas de diferença). Se houver resto, basta multiplicá-lo por 4 e terá a quantidade de minutos.
15° = 1h = 60min, portanto 1º = 4min
OBS: Deve-se sempre saber se o local onde está e o local que deseja saber as horas, está a leste (E) ou a oeste (W).
Ex: (PUC-PR) Sabendo-se que são 10h30min num local situado a 60°W de Greenwich, que horas seriam numa zona a 90°E?
Hemisférios diferentes (W) (E): soma Transformar graus em fusos: /15
60º + 90º = 150º 150º / 15 = 10 (fusos ou horas)
e nisso você soma 10h30min + 10h = 20h30min
Nenhum comentário:
Postar um comentário