Química Orgânica: é o ramo da química que estuda os compostos que contém carbonos, hidrogênio e até outros elementos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, etc na sua estrutura.
OBS: Nem todo composto que possui carbono é orgânico, porém todo composto orgânico necessariamente deve possuir carbono.
Grafite, diamante, monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2) são exemplos de compostos que possuem carbono mas não são orgânicos, sendo assim, chamados de Inorgânicos.
- Moléculas orgânicas naturais: São as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas, que são estudadas pela bioquímica.
- Moléculas orgânicas artificiais: São substâncias que não existem na natureza e têm sido fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros são produzidos artificialmente.
Postulados de Carbono (Kekulé)
1º Postulado: Tetravalência Constante
2º Postulado: As quatro valências do carbono são iguais
CLASSIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
1. Compostos Binários: Quando possuir apenas 2 elementos químicos
ex.: C, H
2. Compostos Ternário: Quando possuir apenas 3 elementos químicos
ex.: C, H, O
3. Compostos Quartenário: Quando possuir 4 elementos químicos
ex.: C, H, O, N
FORMULAS
1. Fórmula Eletrônica: também conhecida como Fórmula de Lewis, mostra os pares eletrônicos envolvidos nas ligações entre átomos.
2. Fórmula Estrutural: os pares eletrônicos que ligam os átomos são representados por um traço ( —)
2.1 Fórmula Estrutural Condensada:
H3C — CH2 — CH2 — CH3 = H3C — (CH2)2 — CH3
H3C — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH3 = H3C — (CH2)5 — CH3
3. Fórmula Molecular: indica por meio de simplificação máxima, as fórmulas anteriores em que todos os átomos de carbono e hidrogênios são somados.
H3C — CH2 — CH2 — CH3 = C4H10
H3C — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH3 = C6H14
4. Fórmula Geométrica: essas fórmulas indicam por meio de esferas, os átomos, por meio de pinos (pontos), os pares eletrônicos envolvidos nas ligações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário